domingo, dezembro 18, 2005

Júlio Pedrosa em entrvista ao JN

Debater as queixas dos alunos do Ensino Superior, apoiar a reforma do Secundário, e estudar a revisão do modelo de concurso. Estas serão as grandes linhas de acção do Conselho Nacional de Educação, diz Júlio Pedrosa no Notícias de hoje.

«Estamos a organizar o nosso programa de acção para o próximo ano. Vai ter um eixo de acção voltado para a educação e as autarquias, partindo de um estudo minucioso que foi elaborado por sugestão dos conselheiros que são autarcas.


pretendemos fazer um diagnóstico do que se passa nas autarquias em matéria de educação. Outra preocupação da generalidade dos conselheiros é identificar, através de um debate nacional, quais são os eixos de convergência sobre questões de educação na sociedade portuguesa.»


Quanto ao Superior:

«Penso que há problemas nas instituições que não têm estado na agenda e preocupa-me não haver essa discussão. Faz sentido discutir se o nível de abandono e reprovações é aceitável. É um problema seríssimo que não vejo ser debatido. A implementação do processo de Bolonha vai ter exigências de organização dos currículos e das estratégias de ensino-aprendizagem muito distintas das usadas no passado e não estou a ver este assunto a ser debatido.»