Portugal gasta menos que a UE com estudantes do Superior
Portugal gasta 26,7% do PIB com cada estudante do Ensino Superior, quando a média de despesa da UE a 25 é de 37,1%.
Como noticiava o Público:
Como noticiava o Público:
Na Europa, cada estudante custa o equivalente a 37,1 por cento do PIB por habitante, segundo um estudo do Eurostat. A despesa anual, em Portugal, com cada estudante do ensino superior é inferior à média da União Europeia (UE): 4328 euros contra 7945.
Em Portugal, o custo de cada aluno correspondeu, em 2002, a 26,7 por cento do PIB por habitante. Na Grécia a percentagem foi de 24,9 por cento. São os países europeus onde o esforço foi menor. A Suécia foi o que investiu mais: 13.568 euros por aluno, qualquer coisa como 56,1 por cento do PIB per capita.
Em média, a UE despendeu com cada estudante o equivalente a 37,1 por cento do PIB por habitante. Bastante menos do que os EUA (57,8 por cento) ou o Japão (43,9).
Recorde-se que, se se analisar apenas ensino básico e secundário, verifica-se que Portugal gasta mais, em relação ao PIB per capita, do que a média dos 25.
Os dados constam de um relatório do Eurostat, o departamento de estatísticas da União Europeia, que analisa como Europa, Estados Unidos e Japão financiaram em 2002 a educação terciária. A publicação, divulgada na última sexta-feira, pode ser encontrada aqui.
2 Comments:
Olá.
Parabéns pelo blogue.
Os dados estão errados. Talvez por uma ordem de 100. Ou não correspondem a percentagens mas a valores em centenas de euros...
Podem verificar, pf?
Caro Luís,
As contas foram feitas pelo Jornal Público, como se esclarece no link. E os dados pareceram-me correctos. Estão errados como e em quê? Pode explicar melhor?
Enviar um comentário
<< Home