segunda-feira, janeiro 09, 2006

CRUP pondera adiar Bolonha

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas encontra-se hoje reunido para ponderar o adiamento, por um ano, ou seja, para 2007/2008, do funcionamento dos três ciclos de estudo previstos por Bolonha. Entre as razões apontadas para esta possibilidade encontra-se o facto de a legislação ainda não ter sido publicada pelo Governo; e os ciclos poderem começar a funcionar em 2010.

«A entrada em vigor de três ciclos estava prevista para começar já no próximo ano lectivo, mas muitas escolas não conseguirão cumprir o objectivo, considera Leopoldo Guimarães, para quem Bolonha não pode ser uma "oportunidade perdida". Por isso, o reitor [da Universidade de Lisboa] propõe que se adie por mais um ano a aplicação dos ciclos no ensino superior português, empurrando para 2007/2008 a generalização do processo. (link pago)
O presidente do CRUP, José Lopes da Silva, reitor da Universidade Técnica de Lisboa, vê com bons olhos o adiamento por um ano, embora saiba que muitas escolas podem estar preparadas para avançar já no próximo ano lectivo. Se o fizerem será a título experimental, considera. Afinal, ainda há tempo para aplicar Bolonha, já que a meta é 2010.»