sexta-feira, janeiro 13, 2006

Desvario no Superior

"Bolonha e desvario no Ensino Superior" é a resposta da Sopcom ao documento do CRUP "Ensino Superior. Consolidação da Oferta Educativa", que propõe a uniformização da nomenclatura dos cursos de licenciatura, e está a ser fortemente contestado na área das Ciências da Comunicação.
A direcção da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação demarca-se assim das pretensões do CRUP para a área das Ciências da Comunicação, afirmando que os reitores não discutiram a proposta com as direcções de curso existentes.
Além de estar contra

«um "formalismo injustificável" na divisão de áreas científicas entre universidades e politécnicos, leva que a soluções actuais da Universidade tenham de sair do seu âmbito, ao mesmo tempo que outras leccionadas nos politécnicos lhe passem a estar vedadas.»
a Sopcom também acha que a alteração da designação dos nomes dos cursos nas Ciências da Comunicação não acautela devidamente as especificidades de certas formações, propondo em alternativa

«que seja realizado um "estudo cientificamente orientado" para as designações e que seja adoptada uma terminologia única de Ciências da Comunicação , com a indicação de uma especialidade, que pode ir do jornalismo às artes digitais.»


2 Comments:

Blogger Acilina said...

Há politécnicos que neste momento estão a leccionar cursos de engenharia de 5 anos (3 de bacharelato e +2 de licenciatura). Estavam a planear transformar estes 5 anos (necessários para uma formação consistente em engenharia) num mestrado, como aliás as universidades vão fazer. Agora com este diploma, os politécnicos não podem conceder mestrados, ficam restingidos a cursos de apenas 3 anos, pelo que vai ser um ENORME retrocesso! Uma amputação incompreensível.

domingo, janeiro 15, 2006 8:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

penso que os politécnicos poderão leccionar mestrados - desde que tenham no seu corpo docente um número adequado de mestres e doutores. Tb se sabe que os mestrados necessários ao exercício de uma profissão - e esse será certamente o caso das engenharias - serão financiados. Donde, na área das engenharias, não vejo qual o problema. Já em outras áreas como turismo, animação cultural, marketing, comunicação, design e artes em geral... the plot thickens.

segunda-feira, janeiro 16, 2006 7:10:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home