quarta-feira, janeiro 04, 2006

Inflação de notas e avaliação de professores

A avaliação dos professores pelos alunos (online ou em papel) comporta, entre outros riscos, a inflação de notas. O sítio americano Society for A Return to Academic Standards disponibiliza um considerável número de documentos sobre o tema. A pressão de directores de escolas e de associações de estudantes é de "cativar" alunos com classificações altamente inflacionadas.
Over the last thirty years, the system of student evaluation of teachers in colleges evolved - step by step - as a result of an implicit plot by academic administrators [who are unable to fill classes by students properly prepared to attend these classes] and by unqualified students [who want to be awarded high grades without either having or getting skills and knowledge].

Em Portugal é sabido como a inflação de notas tem desvirtuado certos sistemas de ensino superior (os alunos dos politécnicos apresentam geralmente classificações mais elevadas que os alunos das universidades) e certos graus académicos (nos mestrados e nos doutoramentos a atribuição da nota máxima é geral e corriqueira). Um sintoma dessa inflação são os curricula vitae que apresentam o Muito Bom obtido no Mestrado e omitem a nota final de licenciatura.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se sistema de financiamento coloca o ónus da "produtividade" exclusivamente do lado das escolas, desresponsabilizando os estudantes (o que parcialmente, poderia ser feito por exemplo através da aplicação das prescrições), que se pode esperar?

quinta-feira, janeiro 05, 2006 8:42:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home