terça-feira, julho 18, 2006

Anedotas académicas, para rir e chorar

É uma anedota que um curso de Enfermagem em Portugal tenha uma nota de entrada superior a um curso de Engenharia. É uma anedota que um curso claramente politécnico, o de Turismo, Lazer e Património, seja um dos cursos de maior procura na vetusta Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É uma anedota que o curso de Engenharia Têxtil, o curso mais antigo da UBI, numa região de tradição e de indústria têxtil, feche por falta de alunos. É uma anedota que cursos de Engenharia admitam alunos sem a prova específica de Matemática ou de Física. É uma anedota que alunos de cursos superiores na área de Letras dêem erros ortográficos. É uma anedota que em tempos de racionalização da oferta educativa a Universidade de Aveiro abra o curso de licenciatura em Ciências do Mar quando a Universidade do Algarve tem dificuldade em captar alunos para os cursos da sua Faculdade de Ciências do Mar. É uma anedota que os alunos tenham a mesma representação que os professores nos órgãos colectivos das universidades, Senado e Assembleia da Universidade. É uma anedota que sejam só os alunos de graduação (licenciatura) a estarem aí representados, ficando de fora os de mestrado e doutoramento. É uma anedota que o Ministério da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior legisle abundantemente sobre o ensino superior e estejam ainda em vigor diplomas obsoletos, mas fundamentais, como a Lei da Autonomia das Universidades e o Estatuto da Carreira Docente Universitária. É uma anedota que o Governo seja o primeiro a desrespeitar as leis que ele promulgou, como a do Lei do Financiamento do Ensino Superior.
Aceita-se a indicação de mais anedotas.

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"É uma anedota que o curso de Engenharia Têxtil, o curso mais antigo da UBI, numa região de tradição e de indústria têxtil, feche por falta de alunos."

Não seria mais anedótico manter o curso aberto sem alunos?

quarta-feira, julho 19, 2006 12:04:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"É uma anedota que um curso de Enfermagem em Portugal tenha uma nota de entrada superior a um curso de Engenharia"
Ora pois explique-me "sr doutor" fidalgo
o porque de tanta piada em a nota de eentrada en enfermaagem ser mais alta que a de uma engenharia? Enfermagem é uma prifissao nobre e de alta responsabilidade. Queira voce saber que grande parte do serviço hospitalar é assegurada por um enfermeiro. Neste momento a responsabilidade e a capacidade téccnica de um enfermeiro e de um médico são bastante similares, O tempo do senhor enfermeiro empregado do senhor médico já la vai "senhor doutor" fidalgo. Neste momento a grande diferença é que o médico tem o PODER de prescriçao... Mas talvez num futuro próximo isso mude, pois se seguirmos o exemplo de inglaterra brevemente teremos enfermeiros a4 prescrever... para bem da sociedade, acredite "senhor doutor" fidalgo. A nossa ordem é neste momento a maior do país. Temos já inumeros enfermeiros doutorados... è ridiculo assim ver pessoas com a sua formação tecerem estes comentários e menosprezarem a enfermagem. Esperamos por si no hospital... será bem recebido, não se preocupe...

quarta-feira, julho 19, 2006 9:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É uma anedota que um curso que foi aprovado pela Comissão Científica de um Departamento com apenas um voto contra tenha de ser defendido na Coordenadora precisamente pelo docente que votou contra. É claro que o curso não passou.

quarta-feira, julho 19, 2006 9:33:00 da tarde  
Blogger hell said...

é uma anedota que uma universidade abra cursos distintos sobre um mesmo departamento com a mesma estrutura curricular, (sei lá tipo comunicaçao, designs e cinema no mm saco, que tb o faça c as engenharias e tudo o resto..) isso axo k mostra o estado do ensino. mete-se tudo no mm saco pq a merda é a mma. mas há mais anedotas: o facto de termos criterios de avaliaçao "reprovados" em tribunal e mm assim estes continuarem a serem aplicados e os profs dizerem na sala "eu nao mudo os meus criterios por causa de nenhuma multa" é uma anedota que uma ordem de tribunal nao valha nada. é uma anedota maior haver taxas de reprovaçao perto de 90% em certas cadeiras (departamento de matematica e civil sao experts nisto). é uma anedota que haja cadeiras a terem avaliaçoes onde apenas passam 6 pessoas e a nota + alta é 9,5. é uma anedota que tudo isto se passe ao mesmo tempo numa unica universidade e ninguem veja nada. é uma anedota a universidade da beira interior!!!

quarta-feira, julho 19, 2006 11:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É uma anedota que, apesar de todas estas anedotas, todos continuem a bajular ministros, presidentes, primeiros-ministros, secretários/as de Estado e outros tachos mais, aquando das visitas solenes, ou não, por parte destes a certas instituições académicas! A UBI é uma delas e os professores da UBI também!
Anedota é certas pessoas vestirem-se a rigor e como manda a tradição, para receber essas pessoas que governam e depois virem falar de casos anedoticos!!
Tenham dó, mas anedota, anedota são todos vocês professores de ensino superior, que, mais que nós ex-alunos e ainda alunos, têm mais poder para lhes fazer chegar a realidade das "anedotas"!! E o que fazem? Ao invés disso, bajulam, bajulam...
Peço desculpa ao Professor Fidalgo, se disse algo que o possa ter incomodado, mas pelo que conheci, acho que o incomodaria seria antes a inércia do pensameto e a falta de opinião!

P.S.:Obrigado por me ter dado a conhecer o nome "Sidartha"!

Inês, ex-aluna de Ciências da Comunicação, UBI

sexta-feira, julho 21, 2006 7:30:00 da tarde  
Blogger Miho said...

"É uma anedota que um curso claramente politécnico, o de Turismo, Lazer e Património, seja um dos cursos de maior procura na vetusta Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra."



É uma anedota o senhor doutor referir-se ao curso de TLP sem sequer conhecer o programa do mesmo!
Para sua informação a faculdade de letras direccionou o curso para a área do ordenamento do território, área essa que é especifica de letras! Por isso a maior parte dos professores do curso tem especialidade em geografia!


"É uma anedota que alunos de cursos superiores na área de Letras dêem erros ortográficos."

Anedota é professores do ensino politécnico (neste caso do ESEC no curso de turismo) escreverem "viajem" em exames que visam avaliar os conhecimentos dos alunos!



Se ligarmos as duas anedotas por mim mencionadas penso que a conclusão é óbvia!



Elsa, aluna do curso de Turismo Lazer e Património da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

segunda-feira, julho 24, 2006 8:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ó Elsa, eu sei que é das coisas mais tristes do mundo ter de explicar uma anedota, mas esse vocábulo "viajem" em que contexto estava? tratava-se do substantivo "viagem" (o que seria um erro do autor do texto) ou da 3ª pessoa do plural do presente do conjuntivo de "viajar" (o que seria uma argolada monumental da tua parte)?

quarta-feira, julho 26, 2006 12:12:00 da manhã  
Blogger Miho said...

Ora, senhor jorge bacelar... tendo em conta o contexto da minha anedota, achei que seria desnecessario dizer que se tratava de "viagem" escrito com erro ortográfico! Sim, porque há professores que sao piores que os alunos na escrita! E mais nao digo!
Passar bem!

quinta-feira, julho 27, 2006 11:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há tantas boas!

sábado, agosto 12, 2006 8:36:00 da tarde  
Blogger LN said...

É costume - académico, pelo menos e espero que não se perca - que quem adianta uma afirmação, a possa fundamentar. Solicito, portanto, que em bom rigor científico explique a primeira afirmação: "É uma anedota que um curso de Enfermagem em Portugal tenha uma nota de entrada superior a um curso de Engenharia."

certa de que um desafio argumentativo não é nenhuma anedota, aguardarei...

segunda-feira, setembro 04, 2006 11:23:00 da manhã  
Blogger H. Sousa said...

"É uma anedota que um curso de Enfermagem em Portugal tenha uma nota de entrada superior a um curso de Engenharia." Tem muito que se lhe diga, não é fidalguia, quanto a mim. Na defesa vêem-se comentários a defender os enfermeiros, a mostrar que a diferença com os médicos é cada vez menor, os enfermeiros vão passar a poder prescrever. Mas então, porque não se chamam todos médicos ou todos enfermeiros? E quando forem todos médicos ou todos enfermeiros, talvez precisem de auxiliares ou serventes ou assistentes ou... ah, que importa o nome?

quarta-feira, setembro 06, 2006 8:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostaria que o sr Dr Fidalgo, após extensos comentários, tecesse algumas considerações sobre tudo aquilo que foi dito. Uma vez que elabora uma reacção critica a determinadas situações do ensino superior (as enedotas...) e permite que se comente a seguir, todos nós estamos ansiosos de o ver responder e contra-argumentar a alguns pontos de vista aqui presentes.
Será que ficou sem argumentos de um momento para o outro? Ou será que as anedotas deixaram de ter assim tanta graça?!?!?....
AeFe

segunda-feira, setembro 11, 2006 12:53:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Já venho um tanto atrasada para a conversa, mas pode ser que ainda ajude a pessoa que expôs as pretensas "anedotas" a repensar no forma degradante como deixou escapar o pensamento fétido que povoa o seu cérebro. Não faço ideia de qual é o seu papel na sociedade, mas espero que se se tratar de alguém com responsabilidades ao nivel da educação, imponha a si mesmo uma certa disciplina na forma como veicula ideias tão míopes e pobres sobre o mundo que o rodeia. Dãhhh!... (cara com uma mão a passar à frente num movimento de ida e volta)!
VV

segunda-feira, setembro 18, 2006 4:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"É uma anedota que um curso de Enfermagem em Portugal tenha uma nota de entrada superior a um curso de Engenharia"

talvez para que Sr.s como voce não possam, sequer, la entrar , por falta de atributos, nao so escolares, mas, como vejo, por tantos outros...

Quando um dia precisar, irá, certamente, perceber o ataque "enfermeirista" (e.o.) a este seu comentario!

domingo, outubro 01, 2006 5:12:00 da tarde  
Blogger Gonçalo Marques said...

Gostei dos vários reparos Exmo Srº Prof.Doutor Fidalgo.
É uma anedota o curso de Economia não ter a específica de Matemática Obrigatória.
É uma anedota "só" existir o concurso de ingresso ao ensino superior.Quando poderíamos ter admissão a ser feitas nas Universidades com acompanhamento e teste psicotécnicos.
É anedota entrarem em Medicina com médias exurbitantes e nos sabermos que eles com essas médias só demonstram saber estudar.Onde está a aptidão? Como ainda existem tantas vagas nas áreas de letras se as necessidades de mercado não o pedem.
É anedota o sistema de investigação não ter uma autoridade nacional de apoio e que premeie as invesgações relevantes.
É uma anedota os alunos não terem possibilidade de propor o alterações no programa.
É uma anedota equipararem os cursos na avaliações às universidades quando as realidades são muito diferentes.
É uma anedota aprendermos tantas demontrações e existirem softwares aplicados ás nossas áreas e não dinamizarmos o ensino.
É uma anedota não incentivarem os alunos a passar os obtáculos da Matemática e da Física para poderem frequentarem engenharias....

Aluno de Economia da UBI

domingo, novembro 04, 2007 4:25:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home